Comemoração dos 90 anos da Livraria
22 de Novembro de 2002

Extracto da alocução de Nuno Canavez:

É de bom tom e bonito, diga-se em abono da verdade, agradecer a todos quantos quizeram honrar-me com a sua presença na comemoração do 90º aniversário desta casa.
Sem qualquer desprimor para ninguém permitam que neste agradecimento destaque a Ex.ma Srª D. Judite Guedes da Silva, filha querida do fundador.
Ao comemorar esta data impus a mim mesmo o dever de começar por evocar o nome do fundador desta casa, o senhor Guedes da Silva, figura de rara sensibilidade, prestigiado livreiro do seu tempo e meu venerando e nunca esquecido mestre.
O Dr. Laureano Barros, um dos mais conceituados bibliófilos deste país, num depoimento sobre esta casa e esta data, referia-se ao Sr. Guedes da Silva nestes termos: "Recordo em primeiro lugar, com respeito e saudade, a figura do senhor Guedes da Silva. Ao fazê-lo tenho em consideração alguns dos muitos predicados que possuía: delicadeza de trato, seriedade de porte, competência reconhecida e desvelado amor pelo livro."
Na realidade assim era.
Parece-me estar a ouvir os seus ensinamentos e um conselho muitas vezes repetido, o de que era necessário tratar os livros com respeito e carinho.
Portanto aqui fica a minha homenagem ao homem que ao longo da sua carreira profissional procurou sempre conhecer e dignificar o livro.
O livro é, sem dúvida, um instrumento de cultura e de progresso do indivíduo e das colectividades.
O escritor brasileiro Monteiro Lobato dizia: "Os povos fazem-se com homens e livros."
Ser profissional do livro é, em qualquer parte do mundo, uma actividade encantadora, e comercializar o livro antigo ou esgotado parece-me ainda possuir mais encantos.
Profissão riquíssima de experiências e particularmente propícia à valorização pessoal, pela intimidade com manifestações de cultura.
...


Nuno Canavez

Algumas das CAPAS DE LIVROS expostas

Alguns dos convidados

Durante a alocução

Escaparate

D. Fátima Branco

D. Amélia Moreira